ATÉ O ÚLTIMO HOMEM: CONFIRA AS CURIOSIDADES DE UM DOS MELHORES FILMES DE GUERRA
- Allan Allasse
- 1 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Até o Último Homem – Até onde você iria para defender as suas convicções? Encararia uma guerra sem nenhuma arma ou proteção? Desmond T. Doss, um soldado americano que detestava a violência, fez isso. Pode parecer loucura, mas a coragem dele salvou diversas vidas na Batalha de Okinawa, rendeu condecoração e deu origem ao filme Até o Último Homem.
Desmond T. Doss, um soldado cristão que realmente existiu, recebeu a Medalha de Honra do Congresso dos Estados Unidos por seu papel em combate, salvando vidas de dezenas de companheiros de batalha.
AHístoria do filme Até o Último Homem - O enredo, que se passa na Segunda Guerra Mundial, conta a história do socorrista e soldado Doss, que decidiu servir ao exército dos EUA, mas sem matar, sem dar um tiro, sem carregar armas e com uma única missão: salvar vidas! Por seus feitos, recebeu a Medalha de Honra do Congresso, ganhando o posto do primeiro Opositor Consciente norte-americano a conquistar esse feito.
Como é de se imaginar, Até o Último Homem possui muita violência, não sendo recomendado para menores de 16 anos. No entanto, para a surpresa de muitos, ele também tem um lado religioso, já que o protagonista, Doss, não só acreditava em Deus, como também era um pacifista ativo, até mesmo no campo de batalha.
1. Tempo de produção
A ideia de levar a história de soldado socorrista para o cinema foi cogitada durante mais de 14 anos. Suas filmagens, no entanto, foi bem rápida, durou apenas 59 dias, dando origem a um filme de duas horas e vinte minutos.
2. Número de vidas salvas
O número total de vidas que Doss salvou é incerto. Segundo afirmações feitas pelo próprio soldado, foram 50 pessoas, mas testemunhas alegam que esse número foi bem maior, atingindo 100. No filme, pode se dizer que foi feita uma média e ficou definido que o protagonista salvou 75 vidas.
3. Efeitos visuais
Muitos dos efeitos visuais do filme, especialmente os que envolvem bombas, deixaram de lado a computação gráfica e foram feitos na prática, com explosivos mais seguros, que permitiram a proximidade das pessoas e deram ao filme mais realismo.
4. Oscar 2017
Até o Último Homem recebeu seis indicações no Oscar 2017. Entre elas, o filme foi premiado em duas categorias técnicas, como Melhor Mixagem de Som e também Melhor Montagem, o que mostra que as cenas vistas nessa produção se diferenciam de muitas outras.

Comments